A Academia Artística e Literária Obidense – AALO, realizou no dia 25.07.2011, sua 4ª sessão solene, sendo a 3ª na cidade presépio – a primeira sessão solene foi realizada em Belém. O palco escolhido para a realização da cerimônia foi a Escola São José, tendo em vista o ano de seu centenário. Na referida reunião foi empossado o sociólogo e escritor Fernando Pimentel Canto titular da quadragésima cadeira simbólica do silogeu, patrocinada pelo padre José Nicolino de Sousa.
Durante a cerimônia outras homenagens foram realizadas, como a entrega das placas alusivas ao Centenário de fundação das Escolas SÃO JOSÉ e SÃO FRANCISCO aos seus atuais Diretores, além da outorga do título de Correspondente Literário ao escritor e poeta maranhense Carlos Alberto Lima Coelho e a condecoração com a medalha “Cidade Presépio”, na Categoria HONRA AO MÉRITO, às seguintes personalidades, pela sua inestimável contribuição às tradições culturais do Município de Óbidos:
Prof.ª Ana Maria Tavares Chocron;
Ambientalista Carlos Ricciardi da Silva;
Prof.ª Cezarina das Graças Silva Aquino (post mortem);
Cantor e compositor Eduardo Henrique Chaves Dias e
Prof.º Manuel Valente do Couto (post mortem).
Também foram homenageados na oportunidades a Professora Ricardina Azevedo, ex-diretora da Escola São Francisco, bem como a Escola de Música Manoel Rodrigues.
O acadêmico José Raimundo Farias Canto, proferiu o discurso de saudação ao empossando e o Acadêmico Tito Eduardo Valente do Couto, saudou os agraciados com a comenda de honra ao mérito.
Dentro em breve estaremos publicando mais fotos da solenidade, bem como os discursos proferidos naquela ocasião, aguardem.