“Indústria Mineral no Pará” é o novo livro de Alberto Rogério

Está saindo do forno, a mais nova obra do membro da Academia Artística e Literária de Óbidos, o geólogo Alberto Rogério Benedito da Silva, o livro intitulado“Indústria Mineral no Pará”.

O livro, muito bem ilustrado, é composto por 13 capítulos. Nele há o histórico da mineração no Brasil, desde 1500 até os dados atuais, um resumo da legislação mineral brasileira, detalhando todos os atos normativos. Mostra estudo comparativo da legislação mineral em países como África do Sul, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Venezuela, cotejando-os com a mineração brasileira, levando em conta o domínio dos bens minerais, o regime de acesso ao subsolo, o prazo para pesquisa e lavra, os encargos de pesquisa e da lavra, e as restrições à atividade. Faz uma interpretação da Constituição do Estado do Pará, sua política mineral e a mineração e a questão ambiental, em nível nacional e regional.

Em nível regional, faz um panorama da indústria mineral na Amazônia, seu potencial dentro do aspecto histórico e da visão atual.

No Pará, descreve a cronologia da mineração e de seus produtos de transformação nos últimos 60 anos, pontuando a importância desse segmento econômico para a vida dos paraenses. Descreve os ambientes geológicos onde os depósitos minerais são passíveis de se localizar. Detalha o histórico da província Mineral de Carajás e regionaliza a distribuição geográfica dos principais projetos de base mineral, evidenciando seu início, produto, mercado, importância para a economia regional, os desafios ambientais e sua sustentabilidade.

Em síntese: a indústria mineral, como todo e qualquer segmento econômico do mundo, terá que dar muita atenção às vertentes econômica, ambiental, mas principalmente à social, porque é a única das três, a não ser perfeitamente previsível na elaboração de um projeto. O Pará, todavia, tem dado sua contribuição ao conceber projetos modernos e competitivos.

Esse é uma pequena amostra do Livro “Indústria Mineral no Pará”, que segundo o autor, em breve estará na praça, e os amantes da boa leitura poderão adquirí-lo.

Uma resposta em “ “Indústria Mineral no Pará” é o novo livro de Alberto Rogério

  1. Porfavor! gostaria de saber onde posso comprar este livro aqui em Belém do Pará? (A Indústria Mineral no Pará)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s