História

Academia Artística e Literária de Óbidos

A Academia Artística e Literária de Óbidos – AALO foi fundada em 27.03.2009, reunindo literatos, memorialistas, historiadores, cientistas, poetas, escultores, escritores, cronistas, jornalistas, professores, pesquisadores e demais intelectuais oriundos da cidade de Óbidos ou a ela ligados por laços de efetiva amizade, estima e consideração como obidenses natos realmente fossem. A AALO tem se destacado como fomentadora da literatura regional, pois seus membros efetivos, honorários ou grande beneméeritos tem sido responsáveis, a cada ano, por obras e publicações de grande qualidade literária, com especial enfoque à cultural regional, o modo de viver, os costumes e as tradições do Município, do Oeste do Pará e da Amazônia.

Seu idealizador e primeiro presidente foi o advogado e cronista Célio Simões de Souza. Para fundá-la, outros nomes ligados às Letras e às Artes foram convidados, todos passando a ostentar o título de fundadores, as seguintes personalidades: Ademar Aires do Amaral; Alberto Rogério Benedito da Silva; Antônio dos Reis Pereira; Aristides Chaves Dias; Arlena Arruda do Amaral Savino; Aucimario Ribeiro dos Santos; Bella Pinto de Souza; Deodoro Pedro de Oliveira Filho; Berardino João Tadeu Savino Priante; Carlos Antônio Barbosa da Silva; Célio Augusto Oliveira Simões; Edílson do Nascimento Santos; Shirlei Guimarães Florenzano Figueira; Evander de Jesus Oliveira Batista; Every Geniguens Tomaz de Aquino; Fernando Antônio Santos de Sousa; Francisco José Alfaia de Barros; Geraldo Magela Pinto de Souza; Guilardo Lobo; Hélio Marinho de Azevedo; Hugo Antônio Ferrari; Izarina Tavares Israel; João de Jesus Farias Canto; Jorge Ary Ferreira; José Edílsimo Eliziário Bentes; José Raimundo Farias Canto; Luiz Arthur Brito da Silveira; Maria de Nazaré da Cruz Vieira; Maria de Nazaré Oliveira Imbiriba Mitschein; Maria Jeanett Vieira Valente do Couto; Maria José Tavares Caluff; Marilene Maria Aquino Castro de Barros; Marly Uchoa Diniz Figueiredo; Nelson Adson Almeida do Amaral; Otávio dos Santos Albuquerque; Cláudio Jorge Bentes de Castro; Ronaldo Brasiliense; Tito Eduardo Valente do Couto e Fernando Pimentel Canto.

Dos que foram inicialmente convidados, Benjamim Hamoy, Eduardo Henrique Chaves Dias, Rita Marlene de Farias Corrêa Pinto Picanço e Walter Guimarães declinaram do convite, sendo substituído, desta vez por votação de seus pares, por Deodoro Pedro de Oliveira Filho, Shirlei Guimarães Florenzano Figueira, Cláudio Jorge Bentes de Castro e Fernando Pimentel Canto, empossados em solenidades realizadas em Julho/2009 e Julho/2010, com exceção do último, que tomará posse em Julho/2011.

Primeira Eleição

Na primeira eleição, foram eleitos para o biênio 2009/2011: DIRETORIA: Presidente: Célio Simões de Souza; Vice-Presidente: José Edílsimo Eliziário Bentes; Secretária Geral: Maria José Tavares Caluff; Secretário Adjunto: Célio Augusto Oliveira Simões; Tesoureiro: José Raimundo Farias Canto; Bibliotecária: Bella Pinto de Souza. Conselho Fiscal: Presidente: Carlos Antônio Barbosa da Silva. Membros: Ademar Aires do Amaral e Arlena arruda do Amaral Savino.

Quadro (atual) da Academia

A Academia Artística e Literária de Óbidos – AALO, embora tenha iniciado com apenas 36 membros, seu Estatuto e Regimento Interno, definem em 40 o total de membros efetivos. Assim, no dia 25 de julho de 2011, ingressará seu último acadêmico, Fernando Pimentel Canto, como titular da Caadeira simbólica n.º 40, em solenidade que será realizada na cidade de Óbidos. Com isso, nessa data, a AALO passá de 39 para 40 membros, observando-se a abertura de novas vagas na hipótese de falecimento ou desistência de seus atuais integrantes.

Membros correspondentes

Por decisão da maioria dos imortais, foi escolhido como correspondente literário da AALO no Estado do Maranhão, o escritor e intelectual CARLOS ALBERTO LIMA COELHO, cuja entrega da credencial ocorrerá possivelmente na solenidade de Julho/2011 em Óbidos, ficando o mesmo incumbido do intercâmbio cultural com nosso Silogeu, através do site de sua propriedade onde já divulga váras crônicas de escritores obidenses.

Eleições

Com vistas a escolha da nova Diretoria e do Conselho Fiscal para o biênio 2011/2013, foi realizado regular processo eleitoral, o qual resultou na eleição da chapa em cabeçada pelo Acadêmico José Raimundo Farias Canto. 

AALO empossa nova Diretoria e Conselho Fiscal

A Academia Artística e Literária de Óbidos – AALO, em sessão solene realizada no dia 26/04/2012, empossou sua nova Diretoria. A solenidade foi realizada no auditório Aloysio da Costa Chaves do Tribunal Regional do Trabalho da Oitava Região, Belém – Pará e iniciou por volta das 19h. Durante a cerimônia, Célio Simões, ainda como presidente,  apresentou o Hino Oficial da AALO, sendo que a letra é de sua autoria e a música foi composta pelo maestro Vicente Fonseca Malheiros e executada pelo coral e orquestra “Maestro Wilson Fonseca”, de Santarém. Nesse momento, o Desembargador Vicente Malheiros foi agraciado com o título “Amigo da Academia”, assim como a Comandante da Guarda Municipal de Belém Ellen Souza.

Atualmente

Com a posse do ocupante da última Cadeira até então vaga, estará a AALO em condições de cumprir as exigências legais, para o registro em cartório de seus atos constitutivos, obtenção de CNPJ perante a Receita Federal, haja vista que sua renda decorre de doações não dedutíveis do Imposto de Renda e abrir em seu próprio nome a conta bancária, que desde sua fundação tem como titular o Tesoureiro do novel Instituto Cultural.

Fonte: Presidência da AALO

Anúncios

Um comentário sobre “História

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s